Pesquisar / Search

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Melhorando a fonte da música – DLNA, Flac x Placa de som on-board

Ein!? Isso não tem cara de nível iniciante... Mas vou tentar explicar para ficar fácil.
Já contei aqui sobre a ENORME melhoria da minha experiência de ouvir música com o receiver Onkyo e as novas caixas de som Baubo. Nesse ponto ficou claro que o próximo passo seria melhorar a minha fonte de música, ou seja, o tocador de música (CD, DVD, BD, flac, mp3...)
Nos meus estudos já havia lido muitas vezes que os arquivos em flac eram muito melhores que mp3, que tem perda de qualidade na compressão. Mas avançando só um pouquinho o nível apareciam sempre os comentários dizendo que não adianta muito um som bom, se você tocar o flac pela saída da placa de som padrão (on-board) que vem no seu computador. Ué? Vou tocar como, então?
A resposta é: tocar o arquivo decodificado direto pelo receiver (ou DAC se vc tiver um)(essa explicação fica para outra postagem). A idéia é fazer o receiver pegar o arquivo direto do HD via conexão de rede (seu receiver tem que ter entrada de rede...), usando o excelente padrão DLNA.
Funciona assim. Você conecta seu receiver na rede da sua casa, usando o roteador, instala um programa de reprodução de arquivos de áudio, o foobar2000, e o configura para ser um servidor de mídia DLNA. Com isso, a partir do seu receiver você consegue acessar as músicas que estão no HD do seu computador.
Acredite, a qualidade do som melhora MUITO! Mais um degrau relevante. O som fica mais suave, com maior definição de agudos, extensão de graves e menor distorção. Não acredita? Experimente. É (quase) fácil!
Instale o foobar2000, um dos melhores tocadores (players) de música digital (pelo que eu li por aí...).
Para transformar o Foobar em um servidor de media DLNA instale o complemento UPnP/DLNA: http://www.foobar2000.org/components/view/foo_upnp
Reiniciando o foobar, o complemento UPnP deve aparecer na lista de componentes do Foobar e ficar disponível no menu “File” – “Preferences” – “Components”.
Se vc escolher na instalação do Foobar a opção que apenas cria uma pasta de arquivos, sem mexer no registro do computador, não aceitando associação de arquivos, o componente do UPnP não aparecerá automaticamente na lista. Clique então no botão “Install...” e localize o arquivo baixado do site. Depois disso deve aparecer um novo item na lista de componentes. Selecione-o e clique em “Apply”.
Acessando o menu do DLNA do seu receiver deve aparecer o item “foobar”. Aí é só escolher a música e tocar!
Às vezes o meu receiver Onkyo não mostra todos os dispositivos que deveriam estar disponíveis, como por exemplo o foobar. Nesse caso, se as configurações estiverem corretas e estiver tudo ligado, geralmente basta desligar e ligar novamente o receiver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário