Pesquisar / Search

domingo, 28 de outubro de 2012

As partes e o Todo 2


Agora sobre minhas queridas novas caixas!

Continuando a história, meses depois de descobrir tudo isso, meses depois de ligar o receiver Onkyo com as caixas Gradiente, muita apreensão sobre como ficariam as caixas que eu iria construir, muito planejamento, sonhos... (depois eu posto sobre a montagem).

Há três semanas, terminei as minhas Baubos! Com muita apreensão conectei as caixas, escolhi aquela música no meu iPod e liguei: “NOSSA! QUE DIFERENÇA!”; “NOSSA! QUE DIFERENÇA!”; “NOSSA! QUE DIFERENÇA!” O som ficou maravilhoso! Eu passei a tarde inteira ouvindo música e sorrindo sem parar... Estou ouvindo um som tão bom, talvez melhor, do que aquele que eu ouvi nas lojas especializadas. Que alegria!

Ah... Mas não para por aí, não. Comecei a trocar as músicas no iPod. Nesse momento, com um equipamento de qualidade confirmei mais uma informação que li muito nas minhas pesquisas. O MP3 “comum” tem um som MUITO ruim! Apenas algumas gravações, com uma qualidade melhor (taxa de amostragem maior) eram compatíveis com as caixas. Até músicas das bandas preferidas, como estavam mal gravadas, não me agradaram... Troquei a fonte da música. Coloquei para tocar no computar um disco de testes gravado no formato FLAC (fica para outra postagem) recomendado pelo mestre Renato. E aí, mais uma vez: “NOSSA! QUE DIFERENÇA!” Música boa, em gravação boa, com amplificador bom e caixa de som boa. O som fica de fato perfeito!

Bom, resumindo a história, com R$1.500,00 e uma gravação de qualidade consegui um som com a qualidade que queria, equivalente à aparelhagem de R$10.000,00 que havia escutado na loja aqui no Brasil.

E agora, como já disse, com o amplificador bom e as caixas boas, vou começar a ir atrás de boas fontes (toca CD, FLAC, placa de som para o PC, DAC...). E vou postando meus aprendizados aqui.
Até!

3 comentários:

  1. Muito legal toda a aventura.

    Invista tudo que puder na fonte (Player de mesa ou PC dedicado) e ainda irá se surpreender e muito.

    Sucesso aí,

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Opa,
    Estou no processo...
    Liguei o receiver na rede tocando FLAC direto do PC, com o Foobar como servidor, sem mexer em nenhuma outra configuração. Ficou MUITO melhor do que o som que sai da placa de som onboard... hehe
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Acauã muito bom seus comentários já estou com minhas Baubos tocando com receiver Kenwood vintage 30w rms por canal porem ainda não esta do meu agrado pois minha sala reverbera muito e tenho que realizar um tratamento acústico para melhor avaliar os resultados. obrigado pelas informações!
    Charles Silveira Campina Grande PB!

    ResponderExcluir