(Figura tirada de: http://electronics.howstuffworks.com/speaker9.htm)
As caixas acústicas influenciam no som reproduzido de diversas formas.
Para começar, elas influenciam no comportamento dos alto-falantes (drivers), pois a pressão do ar de dentro da caixa pode ajudar ou atrapalhar o movimento do cone (depois escrevo algo sobre a composição dos alto-falantes).
Além disso, as ondas sonoras produzidas dentro da caixa podem ser refletidas, absorvidas e/ou aumentadas (ressonância) lá dentro. Essas ondas internas, se “vazarem”, geram ainda mais distorções nas ondas que chegam aos nossos ouvidos.
Existem diferentes desenhos de caixas acústicas para tentar minimizar esses “problemas”.
Os mais conhecidos são:
- caixa selada
- caixa dutada (bass relflex)
- LT - linha de transmissão (TL - transmission line)
Como o nome diz, é uma caixa completamente fechada.
Caixa Dutada
Possui um furo (duto) que comunica o interior da caixa ao exterior. Por ele passam algumas ondas produzidas dentro da caixa que evidenciam determinada faixa de frequência, geralmente graves.
Tem o formato de um túnel (linha de transmissão) que diminui de tamanho (área de secção) à medida que se afasta do driver (alto-falante). Em geral o túnel é "dobrado" para economia de espaço. Idealmente o túnel deveria ser infinito e selado, mas obviamente existem limitações... Na prática, a linha termina em uma abertura que funciona de maneira parecida com o duto da caixa dutada.
Em breve tem mais...
Até!
Para o som ficar melhor, é muito importante escolher as caixas acústicas certas, falo por experiência própria.
ResponderExcluir